Posts

Showing posts from February, 2011

Sleeve vent with exposed zipper – Abertura da manga com fecho exposto

Image
Português
English (uncheck the other box and check this one)
No sábado de manhã consegui avançar um pouco nas mangas do casaco, aplicando-lhes o fecho na abertura. Este é um detalhe diferente do casaco da Burberry, que preferi em vez da abertura com botões que o original tem:

(créditos de imagem: JAK & JIL BLOG)

A abertura com fecho exposto não é difícil de fazer, mas requer alguma precisão, como poderão ver já a seguir. A primeira coisa é reforçar as mangas com entretela nas bainhas, abertura do fecho e cabeça das mangas; depois de colar a entretela podemos marcar os sinais relevantes: linha de dobra da bainha, fim da abertura, topo da manga (que vai depois coincidir com a costura do ombro) e marca da frente da manga (que coincidirá com a marca na cava da frente do casaco).



(Estas primeiras fotos aproximam-se mais à verdadeira cor do tecido, um azul muito escuro. As seguintes podem estar clareadas para se notar os detalhes, ou encandeadas pelo flash)

Começamos por coser a costura divis…

Burberry inspired coat: attaching the collar – Aplicação da gola

Image
Português
English (uncheck the other box and check this one)
Este sábado consegui colocar a gola e a parte superior começa a parecer-se com um casaco a sério! O método que estou a usar é muitas vezes referido nas instruções da revista Burda, mas como as explicações são muito sumárias e não há diagramas nem fotos, muitas vezes não é completamente compreendido. Na próxima foto podem ver a parte superior do casaco, em toda a sua glória inacabada; notem como as costuras na linha do pescoço nas vistas e casaco formam uma espécie de “buraco” e notem também que as margens se encontram reforçadas com um pesponto:

Os valores de costura são golpeados, pois a sua orla redonda tem de se adaptar a uma orla mais recta (a da gola), daí os pespontos de reforço serem necessários:

A gola já pronta é inserida nesse “buraco” e as margens do decote fixas com alfinetes; a parte de cima da gola é presa ao decote das vistas (é fácil ver porque as entretelas são iguais) e a parte de baixo da gola é presa ao decot…